Nós temos excelentes projetos para incentivar as artes marciais em Carmo. Alguns já estão em plena funcionalidade, outros estão nas gavetas dos políticos, esperando ser aprovados. Se todos nossos projetos fossem aprovados, nós teríamos a melhor equipe de artes marciais de toda região. Não apenas karatê, mas jiu-jitsu, capoeira e kick boxing. O dia que nossos govenantes tiverem a sensibilidade social a flor da pele, esses projetos sairão das gavetas empoeiradas e respirarão novos ares de mudança.
1 - PROJETO KARATÊ DO CIEP 280
O projeto karatê acontece no CIEP 280 de Carmo. É uma iniciativa do sensei Paulo Marcos, diretora Faninha e coordenador Luciano Huguenin. Esse projeto começou em março de 2011, e obteve excelentes resultados. A quadra da escola foi toda pintada pelos próprios alunos, numa ação inédita para a escola. Devido ao bom trabalho, os alunos do CIEP ajudaram Carmo a ser bicampeão serrano de karatê.
Todos os alunos reunidos no exame de faixa
Com sensei Cutrin, supervisor da FKERJ, que ministra os exames de faixa e dá cursos de especialização aos alunos.
Sensei Paulo Marcos com o Presidente da FKERJ Fernando Gomes, que comandou o exame de faixa.
Alunos do projeto ganhando medalhas no Regional Serrano 2011.
2 - PROJETO KARATÊ PARA ADULTOS E TERCEIRA IDADE
Sensei Paulo Marcos com o Presidente da FKERJ Fernando Gomes, que comandou o exame de faixa.
Alunos do projeto ganhando medalhas no Regional Serrano 2011.
2 - PROJETO KARATÊ PARA ADULTOS E TERCEIRA IDADE
É uma ideia inovadora do sensei Paulo Marcos, que está levando o karatê para todas as idades. Em Carmo há uma idéia preconceituosa de que apenas as crianças devem praticar karatê. Então a equipe de karatê COYOT'S DA SERRA está incentivando a prática do karatê pra todos os pais. A associação da excelente idade de Carmo (AEXI) obteve nova sede, e também irá participar dessas atividades esportivas. Já foi feito um experiência durante o ano de 2011, obtendo grandes resultados. Os integrantes da AEXI adoraram as aulas, e pretendem voltar com toda disposição em 2012. Esse projeto está no Carmo Country Clube, onde já está acontecendo aulas para todas as idades.
3 - PROJETO UNIVERSIDADE DO CORPO
É um dos projetos mais difíceis de sair do papel! Essa ideia já tem mais de um ano, mas enfrenta muitos obstáculos para acontecer. Esse projeto irá acontecer numa antiga fábrica de barbante de Carmo, do senhor Paulinho Simões. É um espaço de 800 m² para se colocar diversas modalidades, como ginásica olímpica, jiu-jitsu, kick boxing, capoeira e karatê. Esse espaço situa-se no centro da cidade de Carmo, um maravilhoso local para explodir o esporte entre os jovens. Muitos políticos já falaram em ajudar, mas tudo fica estacionado. Também um certo vereador criou uma lei para as associações criadas em menos de 3 anos não receberem não receberem verbas de governos. A equipe responsável pelo projeto iria usar a ASEAF (Associação de Assistência Especial a Família) para receber subvenções governamentais. A ASEAF tem menos de 3 anos de existência, e não pode receber subvenções. Mas, com essa lei sendo promulgada na câmara de vereadores, todos os sonhos da Universidade do Corpo foram para o espaço. Na cidade de Carmo, os politicos todos fazem o máximo de esforço para destruir o trabalho de alguém. Agora, para construir algo de bom, nem ligam. Não fazem e não deixam fazer. Ou seja, eles colocam o jogo pelo poder em 1º lugar, mesmo sabendo que irão destruir o sonho de 500 crianças. Para esses psicopatas, é melhor não acontecer nada, do que o adversário político fazer algo de bom para a comunidade. Quanto pior para cidade, melhor para eles!
Antes
Depois
Como a fábrica é...
A Universidade do Corpo deve acontecer talvez em 2013, ou nunca! Mas toda equipe competente das artes marciais de Carmo está empenhada em fazer essa ideia acontecer!
4 - PROJETO KARATÊ NA PRAÇA
Esse é um projeto muito antigo, mas que até hoje não foi colocado em prática. Consiste-se em levar os alunos de karatê de Carmo para treinarem na praça principal da cidade, tendo os seguintes tópicos:
- Adquirir, no mínino, 100 placas de tatames para colocar em toda praça. A prefeitura poderia patrocinar esses tatames, ficando em apenas 10.000 reais, uma ninharia perto de outros valores astronômicos municipais.
- Contratar técnicos do Rio de Janeiro, membros da FKERJ, para ministrarem esses treinamentos.
- Esses treinos seriam aos sábados, na parte da manhã, sem tempo chuvoso.
- Presença de locutor, com aparelhagem de som. O locutor iria explicar todos os fundamenos do karatê.
- Os treinos seriam realizados dentro das barracas da prefeitura. Atualmente, possuem 5 barracas grandes que ficam no Centro Cultural.
- Seriam convidados alunos de outras cidades para participar, como Cantagalo e Cordeiro.
Com a realização desse projeto, o karatê seria muito estimulado entre os jovens, e muito mais divulgado na comunidade em geral. Para se concretizar uma pratica social, temos que investir em eventos, que são a mola propulsora dos rituais humanos. Carmo é uma cidade onde os jovens só tem o barzinho como diversão principal. Com isso, só ficam enchendo a cara, sem construir nenhum futuro para cidade. Temos que bloquear esse comportamento venenoso, e inserir nossa juventude em práticas mais saudáveis.