A história do karatê em Carmo confunde-se com a história das transformações sociais e culturais no início na década de 80. Com a abertura política, diretas para presidente e queda da ditadura, novos modelos culturais começaram a surgir. O povo começava a respirar outros ares de liberdade, outras formas de se expressar.
Em Carmo, o karatê começou a ser esboçado através do professor Mazza de Além Paraiba, que deu aulas em Carmo. Depois, em 1991, chegou o jovem Jardel da Silva Rocha em Carmo, ainda na faixa verde. O karatê começava a surgir com mais entusiasmo. Em 1992 apareceu mais um novo professor com o estilo Shory-ryu. Olney de Carvalho Rocky era faixa preta 4°Dan, dono da academia “Dojo Dragão Branco” da cidade de Três Rios. Ele que ajudou a formar Jardel Rocha até chegar a faixa-preta. Também foi o responsável pela formação de Elder Huguenin para a faixa preta. Eles treinavam num galpão da rua Nilo Passos. Quem treinava junto era Sandro Soares, que também dava aulas de dança. Rocky conseguiu realizar o primeiro Campeonato de karatê em 1996, na quadra Ciro Vieira. Depois ele retornou a Três Rios, deixando muitos ensinamentos aos seus alunos.Assim foram formados os 2 primeiros faixas preta da cidade, um marco importante na história das artes marciais do Carmo.
A CHEGADA DE SENSEI TERUO FUROSHO
Sensei Teruo Furoshô |
Mas a grande revolução no karatê carmense aconteceu com a vinda de Kioshi Sensei Rui Teruô Furoshô, faixa preta 8°Dan, Presidente da Shotokan Karatê-DO Internacional Clube do Brasil SKI. Era a chegada do maior mestre de todos, que foi fundamental na formação dos atuais professores. Também chegou o supervisor da Região Serrana Sensei Walter Antunes, faixa-preta 6°Dan.
Esses foram os responsáveis pela a formação de Paulo Marcos e Maycon Menezes de Azevedo para a faixa preta, Juntamente com o Professor Jardel da Silva Rocha. Durante os anos 2000, o Sensei Teruô Furushô veio constantemente ao Carmo, sem ganhar nada financeiramente, apenas para qualificar ainda mais nossos atletas de Carmo.
Sensei Paulo Marcos no Campeonato Brasileiro |
Sensei Jardel Rocha |
Jardel é originário de Cantagalo, e sempre vem ao Carmo treinar os alunos. Seguindo seu exemplo, seu irmão Junior foi também formado em faixa-preta. Em 200 Paulo Marcos estava dando aula no Carmo Country Clube, quando surgiu o aluno Luciano Huguenin, e tudo começou a mudar. Luciano é projetista do CIEP, e criou junto com Paulo Marcos um projeto para revolucionar as artes marciais na cidade. Eles fizeram o projeto e entregaram ao vereador Marcinho, para ele arrumar o espaço e patrocínio. Então foi criado o “Espaço Artes Marciais”, um local para comportar todas as artes marciais de Carmo - jiu-jitsu, kick boxing e capoeira. De acordo com o projeto, Carmo precisava de um espaço para todas as modalidades darem aulas, e também grande estrutura para crescerem.
Luciano Huguenin, artista plástico, pintou gratuitamente todo o espaço, puro trabalho voluntário, só pensando em desenvolver o esporte em Carmo. Todas as academias tinham as paredes brancas, e Luciano pintou figuras e teorias do karatê nesse novo espaço, uma pedagogia revolucionária para a cidade. Como resultado, o karatê obteve um grande sucesso, com aprendizagem muito rápida das crianças. Em todos os campeonatos, o karatê de Carmo ficava sempre nos primeiros lugares entre as cidades, ganhando muitas medalhas. O trabalho de Paulo Marcos era reverenciado pelos pais, que sempre viajavam junto com os filhos em campeonatos, dando total apoio ao professor.
O ESPAÇO ARTES MARCIAIS
Luciano e Sensei Paulo Marcos |
O Espaço Artes Marciais foi notícia em todos os jornais da região e internet, tendo o karatê como grande atração. Também foi criado o curso “karatê para adultos & terceira idade”, uma iniciativa para atrair também os pais para essa prática corporal. Nesse ano de 2010, a equipe sagrou-se “Campeã Serrana em Friburgo”, um grande marco na história do Carmo! Nunca antes uma equipe conseguiu esse campeonato. Para comemorar, os pais fizeram um grande passeata na rua, em homenagem ao trabalho de Paulo Marcos e a dedicação dos alunos. A taça do campeonato ficou exposta na praça principal de Carmo durante uma semana, onde todos os moradores conheceram a grande conquista.
O ano de 2010 foi o mais festivo para a história do karatê, onde Paulo Marcos conseguiu trazer a Seleção Estadual de Karatê para treinar nossos alunos. Todos na cidade e região conhecerem o “Espaço Artes Marciais” somente através do karatê, que sempre participava de vários campeonatos, ganhando muitas medalhas. E nossa cidade era muito divulgada, sendo chamada de “terra do karatê”.
O trabalho de sensei Paulo Marcos impressionou a todos, atingindo grande repercussão. Seu método é inovador e intenso, pegando alunos crus e transformando-os em campeões em poucos meses. Crianças que nunca praticaram esportes começaram a ser vistas na cidade como campeãs de karatê, sendo admiradas por todos. Sensei Paulo Marcos corrigia toda coordenação motora das crianças, atingindo a perfeição com treinamentos intensivos. Até o artista Luciano, que era muito desengonçado, aprendeu a lutar karatê!
Como resultado, a equipe de karatê de sensei Paulo Marcos foi homenageada pelo prefeito de Carmo, Dr. Carlos Emmanuel, em grande evento na prefeitura. O ano de 2010 fechou com um grande desfile no dia 13 de outubro, aniversário da cidade. O karatê foi a grande atração do Espaço Artes Marciais, o carro-chefe do desfile, onde levou toda equipe de kimono, sendo aplaudida por todos os moradores. Todas as faixas e estandartes desse desfile foram feitos gratuitamente por Luciano, sempre apoiando as artes marciais de Carmo. Em frente ao palco, a equipe fez uma grande exibição de kata, onde o prefeito e várias autoridades aplaudiram de pé o sucesso da equipe de Paulo Marcos.
Também Luciano pintava várias faixas gratuitamente, para colocar nas ruas da cidade. Essas faixas incentivaram muitos os alunos, que eram vistos como celebridades. Isso era mais um objetivo do grande projeto que foi entregue ao Marcinho. Um super-projeto para revolucionar o karatê na cidade. Mas, infelizmente, por motivos até hoje “ocultos”, toda a equipe vencedora foi desmembrada! E os alunos foram impedidos de treinar no espaço, que foi construído para eles mesmos! Alunos campeões, cheios de medalhas, não puderam mais treinar! Um grande absurdo que foi repugnado por todos os pais!
1º REGIONAL SERRANO EM CARMO
Em novembro de 2011, houve o melhor campeonato de karatê do Estado do Rio de Janeiro, o 1º Regional Serrano de Carmo, organizado pela equipe COYOT'S DA SERRA - Sensei Paulo Marcos e coodenador Luciano Huguenin. Foi realizado na quadra Ciro Vieira. O presidente da FKERJ disse que nunca viu um campeonato tão bem organizado e ornamentado com esse realizado em Carmo. Mais uma vez, Luciano Huguenin assinou toda decoração, com muitos painéis temáticos de karatê. Como resultado, Carmo foi bicampeão de karatê, repetindo o feito de 2010. A grande decepção ficou por conta das autoridades municipais, que não compareceram no evento. Isso constrangiu profundamente a equipe da FKERJ, pois estão acostumados com a presença das autoridades em todas as cidades que realizam campeonatos.